" Amando Jah, eu vou prosperar...
Que o Teu amor e prosperidade estejam sempre em meu lar...
Peço também que proteja os meus companheiros...
Que o Teu amor esteja com eles...
Graças à força do Altíssimo, Jah, Ras Tafari-I...
Eu renuncio a tudo que tenho."
AME SUA MISSÃO ..PONTO DE EQUILIBRIO
Tudo o que sofri, eu sei
A cruz que carreguei
Jah deu pra mim, sabendo que eu podia agüentar
A Força Maior está presente
E me presenteou com a vida!
Quem bate em minha porta é Jah
Então pode entrar, pode entrar
Quem bate em minha porta é Jah
Então pode entrar, pode entrar
A força contida em nossas canções
A resistência contida em nossas canções
A luz contida em nossas canções
Informação contida em nossas canções
Vem do Reino de Jah, de Jah, de Jah!
Tudo o que sofri, eu sei
A cruz que carreguei
Jah deu pra mim, sabendo que eu podia agüentar
A Força Maior está presente
E me presenteou com a vida!
Quem bate em minha porta é Jah
Então pode entrar, pode entrar
Quem bate em minha porta é Jah
Então pode entrar, pode entrar
Lululaiê!
Se a missão foi posta em suas mãos,
Não desista agora, não desista não
Pois o caminho a seguir
É o caminho da salvação (salvação, salvação)
De mais um irmão
Mais um irmão é sempre mais um irmão.
Mais um irmão é sempre mais um irmão!
Aceite seu irmão, ame seu irmão, todos somos irmãos
Ame seu irmão, ame seu irmão, ame seu irmão, ame!
Mas o Leão de Judá rugiu pra lhe dizer, que o amor
Que o amor está no viver
Precisamos amar, precisamos amar!
Ame mais seu irmão!
ACEITEI O CONVITE...PONTO DE EQUILIBRIO
Eu aceitei o convite, Eu e Eu aceitei o convite
Eu aceitei o convite, Eu e Eu aceitei o convite
Pra morar com Jah em Sião
Pra morar com Jah em Sião
Mas tenho de vencer as provações,
Tenho de vencer as provas!
Tenho de vencer as provações
Tenho de vencer as provas!
Sim Jah, Sim Jah, Sim Jah!
PROFETA REI ... PONTO DE EQUILIBRIO
O profeta é rei, acredito nele seguirei
O profeta é rei, acredito nele segurei, êêêi!
Quando a porta se abrir o ouvido irá ouvir
Quando o Sol nascer os olhos irão ver
Quando o profeta chamar, estaremos lá
Estaremos lá, de um a um
Chama de um a um Ele chama
Chama de um a um Ele chama
Chama de um a um Ele chama
Chama de um a um Ele chama
O profeta tem um grande canhão
Inacabável é sua munição
O profeta tem um grande canhão
Inacabável é sua munição
De amor, de amor, de amor
De amor, amor, de amor
De amor, de amor, de amor
De amor, amor, de amor, ôôôô!
Ponto de Equilíbrio.
Surgida em Dezembro de 1999, em Vila Isabel, Zona Norte carioca, a banda Ponto de Equilíbrio é a união de oito músicos que desenvolveram suas próprias personalidades, alicerçadas no conteúdo da música reggae. Apesar das dificuldades geradas por um mercado onde falta originalidade e sobram modismos passageiros, a banda traz uma nova proposta de conscientização, através da linguagem do autêntico reggae rastafari.
OBRIGADO BOB MARLEY - TO FLY
Num sistema de desgraças,
É difícil relaxar,
Mas, agora, deixe o reggae rolar
Na sua alma, se infiltrar
Levando sua mente viajar
O reggae é natureza,
É liberdade, é igualdade,
É estado de espírito,
É ter o coração sem maldade
Vindo da Jamaica,
Viajando pelos ares,
Pela terra, pelo céu,
Por todos esses mares
Deixando um povo tão sofrido
Mais forte e confiante,
Levando a mensagem
De seguir sempre adiante,
De sempre ter coragem, ter coragem
Só falar de reggae
Pra se lembrar do rei
Que muito nos inspira;
Obrigado, Bob Marley
Rastafarianismo
Religião adotada pelos rastafaris que tem como principal meta a volta dos negros para à África (veja sessão rastafarianismo).
Religião adotada pelos rastafaris que tem como principal meta a volta dos negros para à África (veja sessão rastafarianismo). Reggae e Religião Dados atuais mostram a aversão do povo jamaicano em relação a religião Rastafari: Há umas 3 décadas atrás 80% da população da ilha eram rastas, hoje esse valor está resumido a uns míseros 20% ... Por quê? A ingenuidade do povo está diminuindo, essa é a resposta. Em épocas remotas "indivíduos da igreja católica" vendiam aos crédulos "terrenos no céu"(um simples exemplo entre outros), com direito a uma bela vista e um lindo jardim. Hoje em dia isso é motivo para risos, mas o que me pode garantir que a situação atual em que vivemos não será também para civilizações futuras? Os rituais, as tradições e os costumes fazem com que as coisas se tornem automáticas, mecânicas, algo sem sentido...Se você me pergunta: Quem é Deus? Eu diria: É um espírito perfeitíssimo, eterno e soberano criador do céu e da terra. E você se admiraria: ÓÓÓÓÓÓÓ!!! Pois é, Deus é isso pra mim, quer dizer, eu acho, foi o que me colocaram na cabeça...eu só tinha 8 anos e nem sabia o que significava a palavra soberano!!! Pergunto: Eu sei quem é Deus? Eu senti Deus ao "decorar" essas palavras? Em analogia eu vos pergunto: Poderá um homem que nunca amou, em decorrência dessa sua carência inundar-se em livros, enciclopédias, tratados, tudo relacionado ao amor, e assim saber o que é amar? Não, não. É preciso vivenciar, sentir... Isso é o que ocorre hoje em dia: as pessoas nos implantam coisas que acham serem a verdade sem nos dar a chance de pensar ou questionar. A verdade é que a verdade não muda, ela ultrapassa as eras sem um único grão de impureza, sublime. Uma curta: "No período da colonização a igreja católica considerava o negro uma sub-raça..." Eles são do tipo faça o que eu digo mas não faça o que eu faço. Está nas escrituras: "não julgueis para não seres julgado", Mateus 7,1-10. Legal! O negro hoje em dia é igual a todos nós! Como Deus é bonzinho em "elevar" o negro a igualdade! Pergunto-lhes: Será que já não era? ...
Para se chegar ao criador não existe receita. Se existisse, do jeito que o mundo está hoje, haveria muita gente vendendo-a. É o que fazem as religiões hoje em dia. Pensam que com uns meros gritos de aleluia e certos rituais alcançarão o reino dos céus. Tenho pena desses seguidores, mais ainda de seus líderes e idealizadores (padres, pastores e simpatizantes), os chamados sacerdotes dos valores, devotos do dinheiro (veja "Oh JAH, oh JAH - Tribo de JAH ; sessão letras de músicas). Não sabem que antes de curar alguém, esta pessoa tem que curar-se. Afirmo que não estou generalizando. Não são todos doentes, existem pessoas que merecem ser tirados os "dreadlocks"(tranças rastas), mas chamaria isso de exceção... O que devo fazer para chegar ao transcendental então? Não sei dizer, pois também sou um doente. Mas por vivência e por opinião própria digo que você não precisa ir longe. Como Deus é onipresente, qual o lugar mais próximo de você ele pode estar? Dentro de você... Hoje em dia as pessoas para crerem precisam de coisas concretas, algo que possa ser provado através de fatos empíricos(conhecimento adquirido através dos 5 sentidos). Procuram nos lugares mais inóspitos. Isso porque as convém. Se você perguntar a uma criança qual fruta ela gosta mais entre maçã, morango ou goiaba ela responderá goiaba. Por quê? Por comodidade. Pela preguiça de analisar as possibilidades somos quase sempre atraídos pelo mais fácil, o que exige menos esforço, o menos trabalhoso, o mais versátil. As vezes a verdade pode estar em um leque de opções, outras nem faça parte desse ou outro conjunto universo, ou seja, seria um conjunto vazio(em analogia matemática). Assim também são os adultos ou mais conscientes (se é que posso chamar assim) em certos aspectos. Vão a uma igreja X porque rola umas gatinhas, freqüentam um culto Y porque na hora das músicas evangélicas colocam umas estilo rock, seguem uma religião Z porque a pastoral só cobra 1% de dízimo... a verdade é que estas pessoas que procuram essas "qualidades igregíferas" estão fazendo nada mais que adaptando a igreja ao seu mundo. Estão muito apegadas as coisas mundanas, juntando assim o útil ao agradável. Mas agradável a quem? A você é lógico. O correto não seria agradar a Deus?
A individualidade, o egocentrismo são também características que reinam nesse mundo cheio de iniquidade. As pessoas se esqueceram do próximo. A tecnologia, a evolução urbana fazem com que a vida torne-se uma verdadeira concorrência em que uns vencem e outros não. Independente do resultado, a verdade é que ambos caminham para a derrota. Em meio a tantos pseudo-problemas tornam-se pessoas insensíveis, coração de pedra e o que é pior: se esquecem das coisas mais simples. Não diz bom dia ao padeiro, não fala um muito obrigado, não pedem com licença... podem achar essas frases bestas e supérfluas, mas não sabem a felicidade do outro quando as escuta. Estão preocupados apenas com a sua felicidade, ocupados demais para se preocupar com os outros.
Expus aqui vários problemas que prejudicam a nossa fé e dissertei um pouco sobre a mentalidade atual. Sei que é muito fácil criticar, comentar, expor o problema, o difícil é encontrar a solução... "Viva no mundo, mas não deixe que o mundo viva em você"(OSHO). A verdade é que você deve amar. Se você não consegue amar a si mesmo, ame o próximo, ame alguém, ame algo... mas ame. Só amando você encontrará Deus. Não o procures, assim não acharás. Será como olhar para o chão e não encontrar a moeda perdida. Ela está lá, mas você não a encontra. Quando você desiste e dá o primeiro passo para ir embora acaba chutando a moeda e a encontra a esmo. Deixe fluir, não viva de expectativas e dessa forma a qualquer momento poderá sentir o amor divino. Ao senti-lo você banalizará as coisas terrenas que antes lhe pareciam importantes. Você irá sorrir. É certo que você sorri, mas irá sorrir também ao ver outro sorrindo.:) É tipo que um portal, a chave de São Pedro. Seu espírito julgativo irá embora. Você olhará as pessoas e pensará que está louco por não dar importância as coisas que elas lutam. Elas também te acharão demente. Você irá "desaparecer", sair das estatísticas, te chamarão de morto vivo, mas a verdade é que você estará mais vivo do que nunca, cheio de luz... Com toda certeza eu vos digo que não chegarás ao sublime sem provar o néctar do amor.
Certo: Você leu tudo isso e me pergunta: Que tem tudo isso a ver com Reggae? O título desta página htm não é "Reggae e Religião"? Pois é...empolgado com o tema puxei mais para um lado que para o outro. Mas...compare as frases: "O reggae quando bate você nunca senti dor"(Bob Marley); "Pancada de amor não dói" ; "Deus é amor". Siga o seguinte raciocínio matemático: chame a 1ª frase de "x", a 2ª de "y" e a 3º de "z". X e y se equivalem, visto que, assim como o amor, o reggae não dói. Y e z se equivalem, se Deus é amor e pancada de amor não dói, podemos concluir que o amor de Deus não dói, claro. Tem uma propriedade matemática que afirma: se x=y e y=z, então x=z. Observe quem é x e quem é z! Reggae é amor! Lógico que isso não passa de uma brincadeira, mas nem tanto... "O reggae é apenas entretenimento, mas pode libertar mentes e almas, dança e música com sentimento, rolando sem ódio, rolando sem traumas..."(Tribo de JAh - Não basta ser rasta). Através do reggae consigo sorrir, sentir paz de espírito. Quando escuto umas pedras sinto-me solto, relaxado...viajo. Não consigo pensar em maldade, somente coisas boas me vêm a cabeça. É um breve momento em que desapareço da terra, fecho os olhos e me esqueço das coisas externas a minha volta. Está sendo tipo que uma escada para encontrar o amor e chegar ao soberano. Em analogia comparativa aos diretórios existentes nos micros, assim estariam localizadas minhas pastas: C:\Deus\amor\reggae . Reggae: quase uma religião, melodia divina, uma Bíblia musical... Espero que você, não importa a maneira, sinta o verdadeiro amor. Descubra algo que te toque a alma, que te faça, mesmo que por um breve instante, feliz sem deixar alguém triste. Pois esse pode ser o curinga, o transporte, o que te elevará ao próximo diretório, bem próximo do diretório raiz... sugestão: Já experimentou escutar Bob Marley?
Pessoal para terminar agradeço aos que tiveram a paciência de ler esse texto. Muitos devem ter achado sacal, mas na minha opinião é a parte mais importante da minha Home Page. Estarei disposto a receber e-mails ou coisas do gênero. Podem mandar-me elogiando, me criticando, me esculhambando...o escambau. Só quero ver mesmo é a participação do regueiro ou do não regueiro, pois é sempre bom a gente estar a par de novas idéias ou discutir as antigas. Para as gatinhas um beijo gostoso e para o marmanjos um chute na canela. Um abraço a todos e que JAH nos proteja!
Filosofia Reggae - Uma Rosa
Depois de mto tempo
que eu vi sua existencia fluindo
trasendo de volta algria no meu caminho.
Foi no passado triste e sozinho
deante de tanta beleza no meio dos espinhos
Foi uma rosa que nasceu no meu jardim
levando a tristeza e trasendo vc pra mim,
Foi uma rosa que nasceu no meu jardim
levando a tristeza e trasendo vc pra mim.
Quando iremos acordar dexando esse tempo pra lá
quanto tempo pra envelhecer,
tanto tempo ainda teremos pra crescer
pesso a minha rosa irradiante todos os dias
trasendo e levando um sorriso pra moça bonita
foi uma rosa que nasceu no meu jardim
levando a tristeza e trasendo vc pra mim
foi uma rosa que nasceu no meu jardim
levando a tristeza e trasendo vc pra mim
o mundo naum aguenta mais tanto sofre
e nós seremos os culpados c um dia ele morrer
pesso a minha rosa irradiante todos os dias
trasendo e levando um sorriso pra moça bonita
foi uma rosa que nasceu...
O REGGAE NA JAMAICA

Claro,a pátria mãe do reggae,onde ele nasceu,e aonde se encontra o maior número de artistas do genero,a quantidade é enorme e praticamente incontável,pois a cada dia surgem novos e mais novos cantores e bandas..
O Reggae foi desenvolvido na Jamaica,no Caribe,seu legítimo local de origem.Originário da década de 60,tendo como influência o mento,o calypso,o ska,rezas africanas,e também o blues,soul e jazz americanos,muito populares nas rádios locais de Kingston,na época.O reggae divide-se em vários subgêneros,como o “roots reggae” (o reggae original) o “dancehall reggae”, que é originário da década de 70,o reggae dub,reggae toaster,dub poetry,nyabinghi,etc... O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais pra tentar desviar os olhos do povo pra isso, um modo de alertar e incentivar o povo á se mobilizar contra seus problemas.Em alguns casos,nas letras é citada a cannabis, considerada erva sagrada pelos rastafaris...
Considerada a ´´Nashwille´´do terceiro mundo,Kingston é famosa pela quantidade de artistas,gravadoras e produtores envolvidos com o reggae,além de numerosas lojas de discos de reggae e as tradicionais sound-systems,exibições em plena rua,ou clubes,de música ao vivo,auxiliada com potentes e modernos(ás vezes nem tanto), equipamentos de som, e improvisada na hora por um cantor ou Dj ´´toaster´´,a´lá U-Roy...Clement Coxsone e Dodd Duke Reid,foram donos dos primeiros sound systems surgidos em Kingston...
Duke Reid e Dodd tornam-se donos de estúdios na Jamaica, no caso de Dodd ele funda o Studio One, celeiro dos maiores artistas de reggae de todos os tempos.
Pelo Studio One passaram Bob Marley & The Wailers, Burning Spear, Dennis Bronw,Inner Circle...
A música jamaicana dá sua grande e definitiva virada no final dos anos 60, o pai da revolução é conheçido como Mr. Lee ´´Scratch´´ Perry,cantor e produtor,que depois se juntou á Bob Marley para produzir seu material.
A ilha da Jamaica produziu todas as lendas e estilos do reggae nomes como Bob Marley & the Wailers,Peter Tosh,Bunny Wailer,Jacob Miller & Inner Circle,Joe Higgs,Dennis Brown,Gregory Isaacs,Culture,Israel Vibration,The Gladiators,The Congos,Max Romeo,Sly & Robbie,Pablo Moses,Jimmy Cliff,The I-TALS,Wailing Souls,The Meditations,Cornell Campbell,Bob Andy,Eric Donaldson,Jackie Brown,Prince Far I,U-Roy,I-Roy,Augustus Pablo,Dillinger,Trinity,Lee ´´Scratch´´ Perry,Junior Murvin,Jr. Delgado,Toots,Ijahman Levi,Hugh Mundell,Ras Michael & the sons ofNegus,Kiddus I,Black Uhuru,Don Carlos,Junior Reid,Michael Rose,Mighty Diamonds,Junior Byles,Skatalites,The Heptones,Justin Hinds,Dr. Alimantado,Prince Jazzbo,Niney the Observer,I-Threes,Althea & Donna,Lacksley Castell,Half Pint,Mutabaruka,Cocoa Tea,Freddie Mcgregor,Sugar Minott,Yellowman,Eek-a-mouse,Ini Kamoze,Jah Lion,Jah Woosh,Freddie McKay,Leroy Smart,Chinna Smith,The Viceroys,Yabby You,The Abyssinians,Twinkle Brothers,Luciano,Garnett Silk,Everton Blender,Alton & Hortense Ellis,John Holt,Jackie Mittoo,centenas,ou até milhares de outros artistas,produziu também numerosas bandas de apoio fabulosas,com músicos competentes como The Revolutionaries,Skin Flesh & Bones,Roots Radics Band,The Aggrovattors,Soul Syndicate,The Professionals,tantas outras,que dão apoios aos cantores,tanto em estúdio como em shows..
Agora nos dias atuais,o reggae na Jamaica tomou outros caminhos,modernos,eletrônicos,embora todos os gêneros como o reggae roots e dub são muito bem prestigiados,felizmente,mas a ilha mergulhou no dancehall,um movimento que vem desde os anos 1990 e continua firme por lá,faz sucesso entre o público local,a Jamaica produz também diversos artistas desse gênero como o pioneiro Barrington Levy,Shabba Ranks,Anthony B,Sizzla,Capleton,Fantan Mojah,Buju Banton,Burru Banton,Chaka Demus & Pliers,Tiger,Mad Cobra,Ninjaman,General Trees,Elephant Man,Beenie Man,Bounty Killer,Sean Paul,Mega Banton,Lieutnant Stitchie,Richie Spice,Lutan Fyah,Junior Kelly,Pinchers,Damian Marley,Chuck Fenda,Spragga Benz,Admiral Tibet,nomes da nova geração do reggae...
postado por: Kira_gin
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir